Uma visita ao dentista pode ser frustrante para o paciente por diversas razões, muitas delas podem ser devido à má comunicação entre o profissional e o paciente,

Melhorar a comunicação pode ter resultados fantásticos para a satisfação do paciente, embora, seja uma tarefa difícil para muitas pessoas, seguir alguns conselhos simples pode tornar o processo muito mais fácil.

Uma visão Geral

Um estudo de 2005 sobre a Comunicação entre Dentista e Paciente, realizado pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles descobriram que a capacidade do dentista de se comunicar com clareza e eficácia é um dos principais fatores que garantem uma relação bem sucedida com o paciente e a solução de muitos problemas na prática.

Melhorar a sua comunicação com o paciente pode ter um impacto positivo sobre o bem-estar. O estabelecimento de um diálogo claro e eficaz com um paciente pode ser difícil, mas os benefícios são substanciais e o suficiente para medir esforços, em outras palavras, realmente “vale a pena se dedicar e entender suas verdadeiras necessidades e receios”.

Incerteza na comunicação

Todo mundo tem uma personalidade diferente e reage à dor ou sofrimento à sua própria maneira. Além disso, as pessoas têm diferentes níveis de ensino e conhecimento sobre a medicina, biologia e anatomia. Embora possa ser tentador para os dentistas a responder a qualquer pergunta com plena certeza, um paciente pode se aborrecer ou até mesmo frustrar-se com a resposta caso seja totalmente diferente da sua opinião. Se você não sabe responder, então simplesmente diga: “Eu não sei.” Portando, seja sincero! Lembre-se, talvez o paciente saiba tanto quanto você sobre um determinado assunto.

A comunicação de forma simples

Para receber uma credencial DDS (Doutor em cirurgia dental) ou DMD (Doutor em medicina dentária), anos são gastos aprendendo e adquirindo especialidades únicas entre os profissionais de saúde.

Ao falar com os pacientes e ou familiares, os dentistas devem se comunicar claramente da melhor forma possível, pois dizer a um paciente que ele ou ela tem a “periodontite” pode desnecessariamente assustar a pessoa, quando só tem a “doença de goma”. Discutir sobre o diagnóstico e o tratamento de forma simples incentiva o envolvimento do paciente sobre o caso.

O profissional qualificado tem a última palavra

Enquanto a maioria dos pacientes são gratos pela boa comunicação e sinceridade do dentista, outras tiram tornando o diálogo como uma “negociação”.

Em alguns casos, a opinião do paciente ou de algum familiar é vital para tomada de decisões interferindo no tratamento. Há sempre uma segunda opinião, mas os profissionais tem o dever de tomar a frente da situação, contar com sua experiência e formação determinando realmente quais os melhores cuidados para a saúde do paciente. Caso haja resistência e uma conversa improdutiva “não levando a lugar algum”, sinta-se livre para impor sua recomendação como profissional e encerrar a conversa. Um dentista tem o dever de servir seus pacientes, mas não ceder a conversa por meio de afirmações insuficientes ou sem propriedades.

Fonte: http://agdblogs.blogspot.com.br/2016/04/3-ways-to-improve-dentist-patient.html

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