crise econômica também impactou o trabalho do cirurgião-dentista. A redação do Jornal da ABO conversou com especialistas que deram dicas de como se preparar nesse cenário desafiador. De atitudes mais simples a especializações, o CD tem diversas formas para aperfeiçoar a gestão do seu consultório ou clínica. Veja abaixo.

1- Fundamental

Algum controle financeiro é o mínimo que todos devem ter, não apenas o profissional de saúde bucal – isso vale para empreendedores e empresários ou profissionais autônomos de quase todos os setores de atividade de trabalho. Mas nem todo mundo tem isso. Há quem não faça sequer uma planilha eletrônica ou um controle por escrito no papel. Com isso, fica mais difícil visualizar o andamento das finanças ou até mesmo separar o lado profissional do pessoal.

2- Equilíbrio

Com um controle financeiro em dia, fica mais fácil planejar. E isso também deve fazer parte da atividade do CD. O hábito do planejamento pode ajudar a criar ações para aumentar a receita ou pelo menos mantê-la, evitando momentos mais difíceis. Em casos de panoramas mais desafiadores, como os que são gerados por crises econômicas, quem planeja consegue também encontrar um plano B mais facilmente para ajudar e a equilibrar as contas.

3- Despesas

O planejamento permite identificar possibilidades de reduzir despesas. Em consultório ou clínica odontológica, o que pode ilustrar isso é buscar insumos e equipamentos alternativos que demandem custos menores, ainda que se preserve a qualidade e o padrão desejado pelo profissional. Outro exemplo é adotar medidas de economia, como a simples troca de lâmpadas por itens mais econômicos. Quem fez isso nos tempos em que a energia elétrica esteve mais cara certamente colheu algum resultado.

4- Investimento

Durante a crise econômica, caso haja tempo ocioso, devido à queda de número de pacientes – já que o orçamento das famílias anda apertado –, uma sugestão é aproveitar a oportunidade para investir em atualização e aperfeiçoamento profissional. Também é um momento oportuno para pensar na estrutura do consultório e na estratégia de atuação. Analisar possíveis modificações, incluindo, quem sabe, parcerias ou associações com outros profissionais e empresas.

Esse conteúdo faz parte da edição 157 do Jornal da ABO. Acesse e confira outras notícias.

Via ABO

Outras notícias

Projeto de disciplina de inovação apoiada pela Indusbello Company recebe premiação

O projeto da disciplina “Inovação e Empreendedorismo: Laboratório para soluções”, da Faculdade São Leopoldo Mandic [...]

Artigo: Gestão de custos em odontologia: quanto mais faturar, melhor? Depende…

Muitos consultórios e clínicas têm como objetivo buscar formas de aumentar seu faturamento mensal ou [...]

Abordagem odontológica ao paciente com necessidades especiais

Pacientes com necessidades especiais são indivíduos que apresentam uma condição, simples ou complexa, momentânea ou [...]

Recursos disponíveis e radiografias

Como a utilização de ferramentas corretas para a obtenção de uma imagem radiográfica odontológica com [...]

Um convite para a nova Odontopediatria

A odontologia é uma ciência dinâmica e as pesquisas apontam cada vez mais possibilidades, tanto [...]

Induslab: venha inovar conosco!

Nós da Indusbello temos como principal foco buscar novas ideias, novas tecnologias e  novas soluções, [...]

Indusbello lança produto inovador para análise de proporção dentária

Em mais uma parceria realizada buscando inovar e trazer as melhores soluções para o mercado [...]

Conheça os cuidados no tratamento dental em pacientes com necessidades especiais

Os dentistas podem encontrar uma série de eventos médicos que exigem conhecimento e cuidados extras, [...]

Você sabia que o marcador pode auxiliar no prognóstico do câncer de boca? entenda melhor agora!

Maria Fernanda Ziegler  |  Agência FAPESP – Pesquisadores identificaram a correlação entre a abundância de [...]

CFO é o primeiro a editar resolução com posicionamento contra o ensino a distância na área da saúde

Por Michelle Calazans/Ascom CFO   O Conselho Federal de Odontologia (CFO) editou a resolução 197/2019 [...]

Dentista, você investe em marketing digital? Conheça ferramentas úteis para iniciar no digital

Encerrando a nossa pequena série de artigos sobre Marketing Digital, vamos compartilhar algumas ferramentas que [...]

Dentista, você investe em marketing digital? Sabe com que frequência postar?

Saber quanto conteúdo produzir e de quanto em quanto tempo postar é uma questão frequente [...]