Há muito tempo a China enfrenta diversos desafios sociais causados pelo rápido crescimento populacional. E fica evidente o quanto o avanço tecnológico do país vem acontecendo com o objetivo de sanar alguns desses desafios.

O avanço mais recente na área da saúde é um robô dentista, desenvolvido pelo Hospital de Estomatologia afiliado à IV Universidade Médica Militar e em cooperação com o Instituto de Robôs da Universidade Beihang, em Pequim.

O procedimento de implante sem envolvimento humano foi realizado com sucesso e poderá resolver problemas causados por erros humanos e escassez de dentistas, dificuldades que são enfrentadas pela China atualmente.

A margem de erro do robô impressiona, podendo ser de 0,2 mm a 0,3 mm, um índice bem menor que o do ser humano.

Hoje a China enfrenta um grande problema causado pela falta de dentistas qualificados, o que leva a população a procurar dentistas que não possuem o treinamento necessário para praticar a profissão, e ocasionando diversos problemas de saúde pública. Estima-se que atualmente na China, é realizado mais de 1 milhão de implantes por ano, a maioria destes em clínicas clandestinas.

O robô ainda passará por mais testes antes de estar pronto para entrar no mercado odontológico. Mas o que muitos ainda se perguntam, é se os pacientes que já estão acostumados com o atendimento humanizado aceitarão a troca do profissional humano pelas máquinas. No entanto, uma pesquisa global divulgada pela PwC revelou que 55% das pessoas aceitariam ser atendidas por médicos-robôs.

O estudo, divulgado no último semestre, foi realizado em diversos países e mostrou que a maioria das pessoas não se importaria em receber tratamento médico artificial, como diagnósticos e pequenas cirurgias. Os dados coletados demonstram como o crescente uso da inteligência artificial e robótica na medicina está alterando o panorama dos serviços de saúde em âmbito global.

Vale lembrar, que além da tecnologia voltada a criar soluções aos problemas populacionais, a China vem se destacando no mercado global por trazer produtos de qualidade que estão sendo bem aceitos em diversos países do globo. Exemplo disso é a Huawei, que recentemente ficou em segundo lugar entre as marcas de smartphones, superando até mesmo a gigante Apple.

Gostou da matéria de hoje ou tem alguma sugestão de pauta?

Entre em contato pelo nosso site ou pelas redes sociais: Facebook e Instagram.

Outras notícias

Projeto de disciplina de inovação apoiada pela Indusbello Company recebe premiação

O projeto da disciplina “Inovação e Empreendedorismo: Laboratório para soluções”, da Faculdade São Leopoldo Mandic [...]

Artigo: Gestão de custos em odontologia: quanto mais faturar, melhor? Depende…

Muitos consultórios e clínicas têm como objetivo buscar formas de aumentar seu faturamento mensal ou [...]

Abordagem odontológica ao paciente com necessidades especiais

Pacientes com necessidades especiais são indivíduos que apresentam uma condição, simples ou complexa, momentânea ou [...]

Recursos disponíveis e radiografias

Como a utilização de ferramentas corretas para a obtenção de uma imagem radiográfica odontológica com [...]

Um convite para a nova Odontopediatria

A odontologia é uma ciência dinâmica e as pesquisas apontam cada vez mais possibilidades, tanto [...]

Induslab: venha inovar conosco!

Nós da Indusbello temos como principal foco buscar novas ideias, novas tecnologias e  novas soluções, [...]

Indusbello lança produto inovador para análise de proporção dentária

Em mais uma parceria realizada buscando inovar e trazer as melhores soluções para o mercado [...]

Conheça os cuidados no tratamento dental em pacientes com necessidades especiais

Os dentistas podem encontrar uma série de eventos médicos que exigem conhecimento e cuidados extras, [...]

Você sabia que o marcador pode auxiliar no prognóstico do câncer de boca? entenda melhor agora!

Maria Fernanda Ziegler  |  Agência FAPESP – Pesquisadores identificaram a correlação entre a abundância de [...]

CFO é o primeiro a editar resolução com posicionamento contra o ensino a distância na área da saúde

Por Michelle Calazans/Ascom CFO   O Conselho Federal de Odontologia (CFO) editou a resolução 197/2019 [...]

Dentista, você investe em marketing digital? Conheça ferramentas úteis para iniciar no digital

Encerrando a nossa pequena série de artigos sobre Marketing Digital, vamos compartilhar algumas ferramentas que [...]

Dentista, você investe em marketing digital? Sabe com que frequência postar?

Saber quanto conteúdo produzir e de quanto em quanto tempo postar é uma questão frequente [...]