Que beijar proporciona sensações agradáveis, todo mundo sabe, mas além disso essa demonstração de afeto pode agir em diversas áreas de nossa saúde. Especialistas defendem que o beijo é capaz de melhorar nossa saúde orgânica, biológica e energética. Confira nessa matéria todos os benefícios que o beijo pode trazer para a sua saúde.

1. REDUÇÃO DE DORES

O beijo é capaz de estimular o cérebro, pois ajuda na liberação de endorfina, criando a sensação de bem-estar. Isso acontece porque ao beijar ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos, podendo diminuir as dores de pessoas que sofrem principalmente com doenças inflamatórias, como artrites, fibromialgia, problemas musculares, entre outras.

2. COMBATE O ESTRESSE

Por ser capaz de liberar hormônios que causam bem estar, beijar é uma excelente alternativa para combater o estresse, tristeza, depressão ou ansiedade, diminuindo a necessidade de tomar remédios.

Um estudo realizado pela neurocientista americana Wendy Hill testou o efeito do beijo em uma pesquisa envolvendo 15 casais, divididos em dois grupos. Metade dos casais deveriam se beijar, enquanto a outra metade não poderia trocar carícias. Uma análise de sangue e de saliva dos participantes mostrou que o nível de cortisol, relacionado ao estresse, diminuiu consideravelmente no primeiro grupo, e o nível de oxitocina, hormônio relacionado ao prazer, aumentou ou se manteve estável.

3. PREVINE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Beijar pode tirar o fôlego, ajudando a oxigenar o sangue e, consequentemente melhorando a frequência cardíaca. Além disso, atua no combate ao estresse, uma das principais causas de doenças relacionadas ao coração.

4. ANTIRRUGAS

Assim como a massagem facial ajuda a melhorar o aspecto da pele, beijar também funciona como um exercício. É capaz de movimentar até 30 músculos ao mesmo tempo, ou seja, é um ótimo remédio antirrugas.

5. ACELERA O METABOLISMO

Beijar, como qualquer exercício, ajuda na queima de calorias. Isso acontece não apenas por causa do esforço físico mas também pelas questões emocionais envolvidas. Através do aumento significativo dos batimentos cardíacos, o beijo chega a queimar de duas a seis calorias por minuto.

6. FORTALECE A IMUNIDADE

O beijo consegue movimentar secreções hormonais que atuam no aumento das defesas naturais do nosso organismo. Além disso, a mistura de salivas funciona como uma espécie de vacina natural, nos imunizando contra germes.

7. ALIVIA OS SINTOMAS DA ALERGIA

Esse benefício é para quem sofre com as alergias que vem e vão durante as estações do ano. O beijo estimula a produção de histamina, substância que alivia e previne os principais sintomas dessas alergias, como espirros e congestão nasal. Se você sofre com esses sintomas, beijar pode ser uma boa saída.

8. BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE BUCAL

Pode causar espanto, mas pesquisas indicam que ao beijar transmitimos cerca de 40 mil bactérias para a outra pessoa. Mas fique tranquilo, essas bactérias normalmente são inofensivas, e são recebidas pela defesa natural de nosso corpo.

Outro motivo para beijar mais, é que o beijo estimula a produção de saliva, que ajuda a eliminar os microrganismos que fazem mal a boca, causando placas, cáries e outros tipos de doenças bucais.

Ficou com alguma dúvida, ou tem alguma sugestão de pauta para o nosso blog? Entre em contato pelo site ou envie uma mensagem em nosso Facebook (/indusbello) ou Instagram (@indusbello).

Outras notícias

Canal de inovação Indusbello

Você gostaria de dar a sua sugestão para desenvolvimento de novos produtos? A Indusbello acaba [...]

INDUSAPP – Aplicativo para smartphones e tablets gratuito para representantes e dentistas

A Indusbello anuncia o lançamento de seu aplicativo para smartphones e tablets voltados para o [...]

4 dicas para deixar seu consultório mais sustentável

Toda pessoa, lar e negócio podem fazer alguma coisa para deixar nosso mundo um pouco [...]

A saúde começa pela boca – por Dra. Rita Senna

A saúde começa pela boca. Clichê, porém verdadeiro. Todo mundo já ouviu falar desta frase, [...]

Como atrair novos pacientes sem gastar muito?

Atrair novos pacientes para seu consultório pode ser um desafio. A frequência de visitas ao [...]

5 dicas de experts do setor odontológico

1- Tire fotos de todos os seus pacientes (arcos, sorriso, sorriso com afastadores e rosto [...]

Descarte de resíduos

É importante saber a diferença entre lixo e resíduo. Ao contrário do lixo, o resíduo [...]

Endofit- Régua Milimetrada Endodôntica

Nosso mais recente lançamento, Endofit – Régua Milimetrada Endodôntica, chegou para auxiliar os dentistas em [...]

Dicas para limpeza de superfícies

A desinfecção de superfícies no consultório deve ser feita com um desinfetante de nível intermediário [...]

Antibióticos causam cáries? – por Dra. Rita Senna

Existem diversos mitos que circundam a Odontologia e, este é um deles. Uma queixa muito [...]

Entendendo a gengivite – por Dra. Rita Senna

“Dra., minha gengiva não para de sangrar!” Essa é uma queixa bastante recorrente durante os [...]

Riscos que devem ser observados na prática odontológica

A prática odontológica exige dos profissionais e de sua equipe uma interação direta e frequente [...]